terça-feira, janeiro 13, 2009

A Máquina Partidária



Rodrigo Constantino

Segundo reportagem de O Globo, o governo federal gastou pelo menos R$ 120 milhões para viabilizar o Fórum Social Mundial deste ano, que será realizado em Belém, no Pará. O presidente Lula andava afastado do evento, e chegou a ser vaiado em sua última participação em 2005, enquanto Hugo Chávez era ovacionado pela legião de inocentes úteis vestidos com camisetas do assassino Che Guevara. Nesse ano, em meio à crise mundial, o presidente Lula parece ter trocado Davos pelo FSM, onde deverá comparecer ao lado de Dilma Rousseff, a candidata escolhida para concorrer em 2010.

Lula deverá atacar novamente a especulação financeira como responsável pela crise. Usando seu conhecido oportunismo, que adapta o discurso ao público alvo, Lula fareja a chance de alavancar a candidatura de Dilma no meio mais jurássico da esquerda, que ainda sonha com o “novo mundo possível”, aquele velho mundo que tem Cuba como maior ícone.

Não satisfeito, o governo federal decidiu inflar o já inflado gasto com propaganda. Como mostra outra reportagem de O Globo, o orçamento aprovado para 2009 prevê verbas de R$ 547 milhões com “comunicação social”, um aumento de 35% em relação a 2008. Como fica claro, o governo Lula está disposto a usar intensamente a máquina estatal como um braço partidário, focando nas eleições de 2010. Mistura-se partido e governo de forma escandalosa, no mais nefasto estilo patrimonialista. O governo é tratado como um patrimônio privado da “patota” no poder, disposta a fazer qualquer coisa para não largar o osso. E você, caro leitor, é quem paga a conta dessa farra imoral. Um novo mundo é possível...

6 comentários:

João Melo disse...

Rodrigo, no PAN o resultado foi um negócio lucrativo para uma parte. Querem uma cadeira no CS da ONU. Querem Copa, a Olimpíada e, para concluir, o FMS em Belém. Será que antes de pensar nisso tudo, não temos que fazer o dever de casa? Qual o resultado que o FSM em Belém oferecerá ao Brasil? Espero que nos dias do FSM eu esteja bem no interior da floresta.
Abraço,
Joao Melo, direto da selva

Pop Liberal disse...

O Fórum Social Mundial é tão irrelevante para a sociedade como as FARC. Digo irrelevante no sentido de que é algo absolutamente inútil, como sempre vão discutir aquelas teorias críticas que, juram, não é marxismo.

Os tópicos sempre são coisas que ondulam entre Software Livre e LIberdades sexuais dos gays etc. Lógico, se não for provado que eles não estão invadindo algum quilombo ou reserva indígena. É que mais da metade do país agora é quilombala, agora mesmo na sua privada, você pode estar evacuando em terra indígena.

A militância mais engagé, irá queimar bandeiras dos EUA e agora de Israel também, e vão falar da esquerda moderada, aquela do PT, porque não é suficientemente de esquerda, traindo alguns ideais estalinistas e leninistas. Obviamente todos os professores de ciência humanas dessa desgrama de terra, irão cooptar almas para a causa do FSM e assim seguiremos nossos destinos.

Só tenho pena de você Rodrigo, criar filhos nessa semi-gulag não é pra qualquer um...

Tibiriçá Ramaglio disse...

O Estado virou um instrumento da causa revolucionária nas mãos do PT. O camarada Tarso Genro acaba de conceder asilo ao terrorista italiano Cesare Battisti. O sargento Marco Aurélio Garcia e o embaixador Samuel Molotov Pinheiro Guimarães acabaram de ajudar o caixa de campanha do companheiro Evo Moralez, comprando gás desnecessário da Bolívia. Agora finaciam esse festival internacional da masturbação alternativa para fazer campanha para a Dilma Roussef! Cadê a oposição?

Jeová disse...

Com base em que lei o governo federal pode financiar um evento desses? Alguém sabe informar?

Natan Nigro disse...

antes de falar qualquer coisa a respeito do forum social mundial, venha conhece-lo. o forum social mundial é um lugar neutro onde todos são bem vindos a discutir suas idéias e trocar experiencias sejam elas quais forem. Não se pretende ser solidário a nenhuma conduta social ou pensamento ideológico neste ambiente, que nasceu para ser imparcial e assim permanece, agora se a maioria das pessoas, inclusive dos militantes de esquerda, nao deixam transparecer essa idéia, é por puro preconceito por ser um evento que reuni muitos movimentos sociais que infelizmente estão impestados de partidarismos esquerdistas exagerados exacerbados. a preocupação no forum social mundial é com problemas da humanidade e nao problemas de ordem partidária ou ideológica.

e sim, ha sim um partidarismo muito grande dentro dos movimentos sociais e no governo lula, alias, qual governo neste pais que nao teve isso? vai dizer que fernando henrique foi um presidente honesto e imparcial? nao acredito nesta ladainha não, como tb acredito que boa parte dos discursos contra o governo lula estão cheios de má fé e de preconceitos, que devem ser extintos. e mais, che guevara nao era um assassino. isso é puro preconceito.

Rodrigo Constantino disse...

"o forum social mundial é um lugar neutro onde todos são bem vindos a discutir suas idéias e trocar experiencias sejam elas quais forem."

A piada do ano! basta ver a lista de palestrantes... quanta pluralidade! hehe

"e mais, che guevara nao era um assassino. isso é puro preconceito."

Bom, agora sim, a piada do século!!! PRE-conceito? Não, é PÓS-conceito mesmo. O cara FOI um assassino. Um FATO. Simples assim.

Rodrigo