segunda-feira, dezembro 14, 2009

Impostômetro - Vídeo

Vídeo onde comento a arrecadação imoral de R$ 1 trilhão de reais em impostos pelo governo, registrada hoje no impostômetro.

5 comentários:

fejuncor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
fejuncor disse...

Afinal, pra que serve a União? Fomentar desvio de verbas? A “engrenagem” tal como está, ie, dependência de estados/municípios ao caixa federal unidos por "intermediários" que transportam recursos duma esfera a outra, fomenta a corrupção.

Li um ótimo artigo publicado no Valor Econômico, “Responsabilidade fiscal, muito por fazer”, onde os economistas José Roberto Afonso e Marcos Nóbrega tratam desse tema. Como dizem, A UNIÃO é detentora da maior parte da dívida do setor público, e até hoje não conta com nenhum limite a seu endividamento.

Everardo disse...

fejuncor, talvez se você conhecesse os déficits em gastos com educação e saúde da maioria dos municípios brasileiros e como se compõem as suas contas, com transferências da União, você compreendesse a função dos impostos. Entretanto, a conjuntura do país decorre da ideologia do seu povo. Se o governo deixasse de arrecadar e acabasse com os repasses do SUS e do FUNDEF, por exemplo, e com os outros programas chamados de "esmolas", o "mercado" cuidaria de resolver os problemas sociais. Só que essa é uma questão que o capitalismo liberal não resolveu. Utopia é utopia. Cada um tem o direito de "achar" como seria. Mas, como é, é fácil de constatar.

fejuncor disse...

As vezes acho que tu "se faz", Everardo. Não nego que parte da causa jaz nos municípios. A educação fundamental está sob responsabilidade deles. E o município é quase uma extensão do lar. Se esta não vai bem, então há um problema no lar brasileiro, na importância que a família brasileira dá à educação.

Mas já vi que adora isso, transmite a culpa sempre ao cidadão, apenas para eximir o Estado (e conservar tua ideologia). Ocorre que vc mesmo fez alusão a face maior do problema: as esferas inferiores, de pires na mão, para com a União. Não vejo nenhuma denominação senão ROUBO para essa fato de um recurso gerado no interior do RS, digamos, ter de viajar até Brasília antes voltar - subtraído a 1/5 do valor original - e ser gasto no próprio local onde foi arrecadado.

fejuncor disse...

Há uma inversão de prioridades, o governo Federal gasta 10.000 por ano com estudantes universitarios e deixa cerca de 800 para prefeituras manterem uma criança no ensino fundamental.

A educação superior normalmente é mais cara que a de nível básico, mas essa diferença no Brasil – na ordem de 1050% - é a mais desproporcional do mundo.

Nota-se que o ensino superior, responsabilidade do governo federal, até vai bem.