sexta-feira, outubro 01, 2010

Abrindo meu voto



Rodrigo Constantino

O voto é secreto (e, infelizmente, obrigatório). Mas, reconhecendo meu papel de formador de opinião e, principalmente, de combatente pela liberdade, vou expor meus votos do próximo domingo. Nelson Motta fez o mesmo em artigo hoje no Globo, declarando que vota em Marina. Antes, porém, vou explicar o racional por trás de minha decisão.

Desde o começo da campanha, tenho pautado meus textos e vídeos num único objetivo maior: barrar o projeto petista de poder. Acredito que esta deveria ser a meta de todos aqueles comprometidos com as liberdades individuais. Num artigo que circulou bastante pela internet, "Serra ou Dilma? A Escolha de Sofia", argumentei que a opção viável era o tucano, ainda que uma péssima alternativa. A essência do argumento não mudou, e se houver segundo turno entre ambos, cada palavra do artigo continua valendo.

Não obstante, e como já era de se esperar, o Serra é só decepção! Discurso populista, sem coragem para atacar com veemência o PT, pregando mais governo ainda, Serra é uma opção difícil de engolir para qualquer liberal. É verdade que a escolha para vice foi feliz, e Índio da Costa foi uma surpresa agradável, com seus duros ataques ao golpismo petista. Fosse uma chapa com Aécio Neves e Índio da Costa, a decisão estava tomada: 45 na cabeça, talvez sem a necessidade de um Engov antes. Mas Serra merece alguma retaliação dos liberais por conta de sua postura nessa campanha.

E eis que surge a alternativa "verde". Cheguei a escrever um artigo explicando porque Marina não me convence. Aqueles pontos continuam válidos. Mas confesso que, no concurso de feiúra que tem sido a escolha de um candidato entre as alternativas, até que Marina não é das piores. Sim, ela é muito romântica e abusa da nova seita eco-chata que tomou conta do mundo. Mas tem algumas qualidades, entre elas cito as duas principais: Eduardo Giannetti da Fonseca na área econômica, e Guilherme Leal como vice.

Além disso, o voto em Marina, apesar dos pesares, representa um protesto pela questão ética, tão abandonada neste governo atual. E há os pontos pragmáticos: pode ser verdade que Marina tenha mais chance de derrotar Dilma num eventual segundo turno, lembrando que o objetivo mais importante é justamente tirar a corja atual do poder.

A onda azul continua valendo. É uma onda contra o PT, não pelo tucano. Mas se alguém preferir o verde, é questão de gosto. Verde ou azul, o mais importante é evitar o vermelho, cor do socialismo bolivariano, do MST, do regime soviético, do PT. É verdade que o verde dos ambientalistas parece o verde de uma melancia, que é vermelha por dentro. Esse é um risco que talvez tenhamos que correr, para evitar que o vermelho tome conta de vez do país. Giannetti e Leal, conto com vocês! Marina, escute seus aliados mais esclarecidos. O discurso ontem no debate da TV Globo, falando em capitalização da previdência, tavez seja um indício de que isso está ocorrendo. Meu voto é 43!

Meus outros votos:

Governador: Gabeira (43)
Senadores: César Maia (251) e Marcelo Cerqueira (233), pois Crivella e Lindberg nem pensar!
Deputado Federal: Legenda DEM (25)
Deputado Estadual: João Pedro (25.001), cuja principal bandeira é contra os abusos do Detran
Deputado Estadual para paulistas: Ricardo Salles (25.200), talvez o único candidato realmente liberal no país.

45 comentários:

Anônimo disse...

Ótima escolha. Gianetti tem boas idéias. Mas não pegue muito pesado com a filosofia verde rsrsrsr.
Abços.

Daniel disse...

Acabei de mudar.
Cansei tambem da frouxidão e da falta de c___ão do Serra.

Anônimo disse...

Só o César Maia que ainda não sei.
Depois da Cidade da Música, que mais parece um centro de tratamento de esgoto da CEDAE, onde foram gastos meio bilhão de reais (com mais 300 milhões do Ciro Gomes. Olha como é fácil levantar 1 bilhão no Brasil), não sei se votarei nele.
Votar no Lula novamente (Dilma) não é democrático, nem permitido, por ser 3º mandato.

Afonso Vieira disse...

Acordou, heim, Constantino.

Eu já havia dito a você, Serra está com um discurso pior que o da Dilma, mas convenhamos, Marina é a menos qualificada dos três primeiros.

Infelizmente, vou ser obrigado a anular. Só votarei para deputado estadual e senador, e em apenas um candidato das duas vagas.

O discurso de campanha do Serra é deprimente. Conseguiu a proeza de ser pior que o de 2002.

Anônimo disse...

Aguardem as novas pesquisas apontarem a queda da Dilma. Não que ela esteja em queda, mas essas empresas que realizam as pesquisas vão precisar corrigir o disparate das pesquisas anteriores e precisarão de uma desculpa.

Acho que já vi esse filme. rs É só aguardar.

Anônimo disse...

Meus votos são todos nulos. Assim como foram nas últimas eleições.
Questão de princípios. Não vou escolher o menos pior não. Um dos poucos pontos que discordo do Rodrigo.

Anônimo disse...

Gostei da atitude =)

Anônimo disse...

Gostei da atitude =)Parabéns

RICARDO FONTANARI disse...

ELA ERA PETISTA
O PT FAZ BAIRRISMO PARTIDÁRIO E DIVIDE O PAÍS...
O PT TEM O HÁBITO TIRANO DE CASTIGAR OS ESTADOS ONDE NÃO TEM GOVERNADORES E PREFEITOS DO PARTIDO...
QUEM É HONESTO SE ELEGE PARA TRABALHAR PELO POVO... NÃO MAIS SO PELO PARTIDO...
POR ISSO DIGO QUE O PT É UM PARTIDO IMUNDO E ANTIÉTICO, INIMIGO DO POVO.


FORA PT!!!

amauri disse...

Boa tarde!
Se sua premissa maior é lutar para tirar o PT do poder, seu voto está errado.

Felipe André disse...

Fiquei surpreso com a mudança de última hora, Rodrigo, e entendo seu pensamento mas ainda continuo firme com a decisão de que votar nulo é a melhor opção. É a única maneira de mostrar que nenhuma das propostas dos candidatos que estão aí me agrada.

Também não vi nenhum candidato regional daqui de SC que aponte para um caminho realmente liberal, então anularei todos os meus votos.

Rodrigo Constantino disse...

Anular, nesta altura do campeonato, é ajudar o PT.

Anônimo disse...

Só não vê quem é cego de lógica ou não quer ver realmente que a Marina é tão PT quanto o PT. Sem propostas, inconsistente e tão condescendente com Dilma demonstrado fartamente desde o início da sua candidatura. Diferente do Serra sim, porque este tem respaldo em bagagem acumulada na vida pública. Porque a rejeição dele é tanta? Pelo simples fato dele não ter carisma, ser carrancudo e outros adjetivos mais que colocam? Ora,e daí??? Hitler tinha carisma, Chaves, fidel também.A administração Serra é feita sob a égide do TRABALHO. É homem sério e sua vida é trabalho, e mais trabalho. Mas o povo quer alguem que tenha aquele jeitinho carismático do lula não é? 8 anos não foi o bastante pra aprender. O Brasil perde sem o Serra.Pesquisem mais sobre a vida deste candidato que está abaixo nas pesquisas apenas porque tem semblante sério.

Fergus disse...

Concordo que o Serra está ainda mais sonado do que sempre. A voz do "home" não sai da garganta, impressionante!
Serra de fato não convence ninguém com aquele discurso fraco, eu esperava mais, um pouquinho mais de empenho que fosse...
Mas não voto na Marina em hipótese alguma, ainda estou convicto que no segundo turno (caso tenha) a Marina vai se bandear pro aconchego do ninho onde nasceu...
Não posso correr este risco, então mesmo sabendo que o próprio Serra ainda não decidiu se vai votar nele, eu voto.
Serra na cabeça!!! Infelizmente...

OJ disse...

Rodrigo

Fico surpreso e decepcionado com sua decisão. O que mudou?
Marina continua melancia.
Com as contas que o próximo governo vai encontrar pela frente, só uma pessoa muito bem preparada para tocar este barco. Não gosto do Serra mas, Marina é mistura de Taliban ecológico com curupira ideológico como a chama o Reinaldo Azevedo.

Anônimo disse...

O nível do debate da comunidade do LIBER caiu muito depois que você deixou de fazer parte dela.
Hoje, os membros perdem muuuuuito tempo discutindo religião por lá.

OJ disse...

Rodrigo
Sempre fui leitor do seu blog e admirador, Gosto de suas idéias claras, mas desta vez permita-me perguntar:
Cheirou cola?
Andou fumando o que?

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/chega-cansei-dessa-mistura-de-taliban-econologico-com-curupira-ideologico/

Anônimo disse...

Li o programa da marina, feito pelo Giantotti, e não a menor gota de liberalismo por lá.

Pelo contrário, vi a proposta da criação de vários empregos verdes.
A Marina engoliu um dicionário de ecologia e só sabe repetir chavões.

Vamos ser francos. São todos uns merdas, mas o Serra é o menos pior.
Vocês têm que acordar para uma coisa: LIBERALISMO NO BRASIL SÓ COM OUTRA CONSTITUIÇÃO. Coma Constituição que temos não dá pra fazer NADA!!!Nem federalismo, nem livre mercado, nem diminuir muito os impostos....
E acho bom os liberais se unirem logo ao redor de uma ideia comum. Nem que pa isso tenham de se misturar com alguns partidos mais conservadores. É hora de pôr a mão na massa...

Marco Reis

André Barros Leal disse...

Concordo com o Rodrigo.

Anular o voto é o maior presente que um ser pensante pode dar para um politico corrupto.

A interpretação da lei está errada. mesmo que 90% dos eleitores anulem o voto, se o TST não caracterizar FRAUDE, apenas os 10% dos votos que são os válidos servirão para eleger todo mundo.

O coeficiente eleitoral ficaria bem baixo e qualquer um que conseguisse 1000 votos se elegeria deputado.

Por favor, quem pensa em anular o voto. Não faça isso! vote na Marina, Vote no Serra, Vote até no Plínio, mas coloque um voto contra o PT.

ntsr disse...

Serra e seu salario minimo de 600 reais n dá

fejuncor disse...

Rsrsrsr. Chutou o balde... Também fico na bronca com o Serra, meu voto ainda vai para ele só não estou, com essa bananisse toda, inteiramente convicto ainda - é que não confio nem consigo ver a Marina como presidente.

A senadora petista Marina Silva só quer se atravessar no processo. Marina Silva não tem plano nenhum. Nunca teve. Foi senadora durante 16 anos e não fez nada. Ministra do Meio Ambiente durante seis anos, só conseguiu colaborar com o desastre ambiental do governo Lula.

Agora, que coisa. Esperava-se o golpe de misericórdia, a última grande chance de arrancar o véu marketeiro que encobre a candidata da situação trazendo a baila todos os seus erros e defeitos, assisti-lo a evitando, foi duro. Incrível. Ele EVITOU a Dilma. Estranha porque, até agora, corrijam-me se estiver enganado, os únicos elementos que têm conseguido alterar a trajetória das pesquisas foram fatos novos, os quais devemos agradecimento a revista Veja e a Folha.

Ora, deixando rolar, o continuísmo será inevitável. Brasileiro é conformista. Falo do brasileiro médio. Percebam que teremos um reeleição de recordes, embora sigamos de mal a pior como a realidade nos mostra (IDH recuando doze posições, estagnação do investimento, aumento da violência, da dívida, da corrupção, enfim) serão candidatos sendo reeleitos por todo o país.

Há realmente uma “impressão” positiva no ar e relação a economia, o povo está satisfeito. É uma combinação de carência com irrigação de crédito e ilusão nutrida por quatro anos de bombardeio publicitário ufanista oficial em face de um quadro externo de crise. Basta para elevar a auto-estima do eleitorado. O próprio Lula que presidiu o mensalão se tornou e se manteve presidente assim, pela sabedoria das urnas, as quais, brasileiramente, procuram ignorar o que se passa para não perturbar a paz, visto que a paz é um ideal do brasileiro, um povo de boa índole que prefere não ter visto nada do que andar preocupado com o que se esparrama na sua cara.

Num segundo turno como o tucano seguirá nessa? Vai fugir dos debates? Vai ficar fazendo o tipinho paz e amor que é tudo o que a Dilma quer? Ele acha que é a formula de sucesso consagrada por aqui? Caramba ela prometeu construir 2 milhões de casas em 4 anos. Rsrsrsr. Prometeu isso no debate... seriam mais de MIL CASAS POR DIA como é que a mulher faz uma promessa descarada dessa? Por que o Serra não aproveitou o gancho e pegou-a em público nessa mentira? Ainda por cima após o governo Lula prometer 1 milhão de casas, entregando 15% disso.

Dilma é uma enganadora. Uma mentira.

Anônimo disse...

Olá Constantino,
Sei que o primeiro mandamento é confiar, mas por enquanto acredito que não podemos afirmar nada. O que as pessoas falam não interessa, pois palavras o vento leva. O que temos que considerar é como as pessoas vivem suas vidas, enfim os TESTEMUNHOS que dão. Como toda política, acredito que a Marina também está jogando para a torcida, pois anda fazendo algumas concessões, prometendo coisas que não poderá cumprir e tendo atitudes incoerentes para quem se autodenomina um cristã. Por enquanto, a impressão que me passa é que está fazendo o jogo político e todos nós sabemos ( ou pelo menos deveríamos saber) que o objetivo do político é o voto a qualquer preço.
Como sou cético, lógico, chato e não politicamente correto, sempre procuro analisar os fatos através da lógica e da filosofia que estão mais preocupadas em mostrar a verdade unicamente pela verdade e nada mais.
A Teoria dos Jogos (um arcabouço matemático) constata que conflitos de interesse acontecem porque a regra geral , que todos seguimos, é maximizar, prioritariamente, o ganho individual. Esse é seu ponto de partida, mas não pense que se trata de falta de solidariedade, civismo, ou de qualquer outra dessas qualidades apreciadas pelos adeptos das várias correntes do esoterismo e daqueles que acreditam que o universo conspira a nosso favor e que também acreditam que o chamado ser humano é um colaborador espontâneo e um pobre e coitadinho ser altruísta, pois a questão vai muito além e é mais fundamental que isso. Tem a ver com a natureza íntima do animal humano (ou seria “Çer Humano” e não é só dele, é de outros animais também). É claro que se todos se comportassem de forma altruísta (pelo bem comum) a vida em sociedade seria uma maravilha, mas isso não tem nada a ver com a vida real. Concordas?
OBS.: Estou analisando pela média, isto não quer dizer que não haja exceções, mas friso que a Teoria dos Jogos é somente um arcabouço matemático que trata das estratégias que se usa quando há "alguém" em conflito de interesses com outro "alguém". Não tem nada a ver com moralidade, com "bem ou mal", ou com "certo e errado". Tem a ver somente com matemática. Ela trata, simplesmente, de jogadores fazendo de tudo para maximizar as chances de um certo resultado.

Vejamos a política: Hoje a política é dominada por marqueteiros, fato notável nos debates, ou seja, fale somente aquilo que o eleitor quer ouvir e gere votos para si, para teu partido e para os teus aliados.
Fato em marketing é o que é percebido. "Qualidade de produtos" é o mesmo que "conteúdo de candidatos" - não existe se o mercado não os percebe. Em se tratando de uma neomelância com origem petralha, todo cuidado é pouco. Lembra de quando e porque elegeram o Lula? Deu no que deu, o que já estava ruim ficou pior.
Um abraço. Edson Vergilio

Felipe André disse...

A diferença é que alguns aqui são acima de tudo anti PT, e isso os leva a votar em qualquer um que não seja desse partido.

Não é essa minha posição. O único motivo pelo o qual eu não gostaria que a Dilma se elegesse é que seriam mais 4 anos do mesmo partido no poder, com a possibilidade de mais 8 caso o Lula volte em 2014. Isso é muito tempo de governo para um só partido, independente de ser o PT, PSDB, PV, etc. Mas não é o suficiente para me fazer votar em alguém com quem eu discorde totalmente.

Todos esses partidos têm planos muito parecidos, têm muito mais afinidades entre eles do que comigo. O voto nulo mostra o meu descontentamento com suas propostas e seus planos para o país, e na minha opinião é a melhor forma de reivindicar algo diferente do que nos oferecem hoje.

Se eu votar no Serra ou na Marina vou estar dando meu aval às suas propostas, o que só fará com que nas próximas eleições eles nos ofereçam mais do mesmo.

Essa é minha opinião e justificativa para o voto nulo.

Anônimo disse...

É um erro. Serra não flerta com o autoritarismo, com a quebra das instituições tão caras ao Brasil. As ideias de Dilma e Serra são muito parecidas em outras áreas, mas ele é um democrata. É um banana sim, mas democrata. E só posso entender que você vote em Marcelo Cerqueira por ser o partido dele de aposição ao PT. Mas votar em quem foi contra a privatização da Vale, foi do PCB, do PPS e do PDT de Leonel Brizola(!!!)...é duro...
Desculpem o palavreado, mas estamos numa merda...
Bom, vou de:
Serra;
Cesar Maia;
Solange Amaral;
João Pedro;

E só.
Abs.
Flavio Santos - Rio de Janeiro/RJ

Burocratoparasita da União disse...

Santa incompetência. No governo Lula só tem corrupção, mensalão, mensalinho, Erenice Guerra facilitando desvios de dinheiro, dinheiro roubado de cooperativas, gente que não trabalha porque recebe um bolsa-vagabundabem, impostos altos... é tudo a mesma coisa... a candidata de Lula, dona Dilma Rousseff, tem um passado mais sujo do que cueca de carvoeiro... e o cara na oposição não quer ou não consegue tirar proveito disto.

Reginaldo Macêdo de Almeida disse...

Sem dúvida que o Serra está bem perdido e começou a prometer coisas que o Lula prometia. Sem dúvida que os punhos de renda do PSDB não conseguem se comunicar com a tigrada. Mas eu nunca votaria num cocainocômano como Aécio Neves. Esperemos qos que César Maia ganhe o Senado e dentro de 4 anos se candidate a presidente. Mas votar na santinha das selvas, por mais que eu e ela sejamos crentes, à Marina realmente lhe sobram as sandálias.

Se eu pudesse votar (e não posso porque o meu título não está no Rio), eu votaria assim mesmo no Serra, mesmo sem muita convicção. Votar na Marina e não votar no Serra é votar na Dilma, é quase o mesmo que anular o voto ou votar em branco.

E se houver Segundo Turno?

Anônimo disse...

KKKKK, votar no DEM. O partido que é redicalmente contra as liberdades individuais referentes aos costumes. Visão do DEM :Apoiam a liberdade econômica e são radicalmente contra o casamento gay e o aborto. Não sei quem é pior , O PT com seu comunismo ou o DEM com seu conservadorismo.

Anônimo disse...

Ah , Constantino . Pare com esse blá, blá de falar que tem que diminuir a carga tributária . Ponha o dedo na ferida e diga aonde é que se deve cortar os gastos públicos , não vale citar Bolsa Família e MST , isso daí é apenas uma pequena parte do enorme problema. No EUA um juiz ganha de 2 a 5 vezes a renda percapita da população , enquanto no Brasil esse valor é de 15 vezes . no Brasil há 13000 mil juizes na ativa . Corte pela metade o salário deles , economia de 1,5 bilhão de reais . Extenda isso a todas as outras categorias abastadas do serviço público.

Anônimo disse...

Minha maior implicância é ela ser uma ambientalista criacionista.

Coisa de cabecinha ruim...

Anônimo disse...

O que não dá realmente é votar nulo.Votar em Serra ou Marina a receita está absolutamente certa.Vamos assumir que pt não dá para nosso BRASIL.

Anônimo disse...

Caro Constantino, sempre acompanho seu blog e, por vezes, até posto alguns textos teus no meu blog, os quais considero deveras esclarecedores.

Por ser seu leitor e admirador, dou-me o direito de fazer algumas ponderações sobre sua escolha para presidente.

Sou acreano, como Marina, e moro aqui em Rio Branco, conheço a vida dela e suas picuinhas políticas. Se você me permite, devo confessar que fiquei perplexo com seu voto.

Marina é a famosa melancia, que tanto você fala, verde por fora, vermelha por dentro. Talvez você desconheça a história "de luta revolucionária" de Marina aqui no Acre junto a Chico Mendes, satanizando o desenvolvimento, o setor privado e o crescimento econômico.

Marina é inconsistente, subjetiva e fraca. Marina não apresenta propostas concretas, tão-somente retórica extremista a favor de um ambientalismo que me dá medo.

Pergunte a Marina qualquer detalhe um pouco mais técnico acerca do mercado financeiro ou sobre gestão administrativa, que ela não saberá responder.

Desculpe-me a sinceridade, Constantino, mas você se equivoca, Marina saiu do PT não porque estava revoltada com a situação de corrupção generalizada do partido. Marina saiu do PT porque o PT é muito à direita pra ela. Ela faz parte daquela legião de órfãos que surgiu com a queda do Muro de Berlim, soterrando o socialismo de vez, e viu na causa ambiental a justificativa para prosseguir com sua luta contra o progresso capitalista.

Talvez você não saiba, mas Marina, aqui no Acre, sobe no palanque de Jorge e Tião Viana, do PT, que estão no poder há 12 anos, num verdadeiro projeto gramisciano de perpetuação a qualquer custo, via inserção em todos os setores da sociedade.

Marina é conivente com a falta de liberdade de expressão no Acre e com a perseguição a opositores perpetrada pelos irmãos Viana, seus amiguinhos de "luta".

Marina defende a pensão absurda paga à família de Chico Mendes a título de indenização pelo fato de Mendes ter sido, teoricamente, perseguido pela ditadura militar (imagine!).

Marina é evangélica extremista, e é membro da Igreja Assembléia de Deus, uma das mais inflexíveis dentre as pentecostais. Se fala em plebiscito sobre o aborto hoje, é pura demagogia eleitoral. Nunca fará.

Parabolóide disse...

Se me permite(m): perdeu(ram) o foco?
Pretende(m) tirar os petralhas do poder votando 43?
Que "zorra" (Ops!) é essa?
"Ah, não gostei disso, do Serra ..."
"Ah, não gostei daquilo, do Serra ..."
Putz!

Dá para voltar(em) à razão?

Abraços,

Eduardo disse...

Rodrigo,descobri seu blog ha pouco tempo,compartilho de suas ideias liberais,gostaria de um candidato mais a direita,acho Serra um covarde,mas Marina e demais,sem programa,estava com o PT durante todos os escandalos,quer plebiscito para tudo,e inimiga do agronegocio,setor mais produtivo do Brasil.Votar em Marina,e coisa de artista,que acha chique votar em verde.E,nao se engane,num segundo turno Serra e Dilma,posso apostar,que ela vai se abster,o que favorecera a quadrilha petista.

Anônimo disse...

Estou atônito com sua escolha. Não acho uma boa escolha. Mas o respeito pela sua escolha e por você continua.

Porém não deixo de ficar pasmo.

Anônimo disse...

Rodrigo,vc foi injusto,existe um candidato no Brasil,liberal,alias foi o primeiro,em Sao Paulo,Joao Melao Neto.

Anônimo disse...

Rodrigo, faltou metade do meu comentário... Vc editou?

Abraços.

Anônimo disse...

Seria capaz de pensar que vc falou isso só para polemizar.
Essa mulher poderia ser um desastre na presidência.
Não fez uma proposta até agora. As ONGS internacionais ambientais deverão nadar mais de braçada ainda.
O partido não tem estrutura para governo. Vai ter que ter acerto com todos, principalmente PMDB e......PT.
É lobo em pele de cordeiro.
Olha e mensagem do colega acreano acima.
Se o discurso do Serra te decepciona, poderia mostrar onde que o discurso dela te empolga?

Anônimo disse...

Rodrigo, respeito sua decisão, mas discordo dela em parte. Você está mais do que certo quando diz que não se deve anular e nem votar em Dilma, já que nesses dois cenários ocorrerá fortalecimento da própria Dilma, até com possível vitória dela ainda em primeiro turno como resultado. Mas cara... Marina? Ela é, como disse o Cleomilton Filho acima, uma autêntica melancia (e das mais virulentas, por sinal). Fora a grande falta de preparo para o cargo, que aliás também é problema da Dilma e de outros cacarecos como o tal do Plínio Mun-Ha. Já o Serra... pode ser uma porcaria, corrupto, pode ser antipático e parecer o Sr. Burns ou o Tio Fester, mas... dos que estão aí, acredito eu que seja a opção menos pior e que nos dá alguma esperança, mesmo que bem pequena, de um segundo turno.

Anônimo disse...

Se vc está se deixando levar pelas mentiras que os politicos contam para conseguirem votos, pq não prega voto no Levy Fidelix que pelo menos tem um discurso menos distante do liberal?
veja: http://www.youtube.com/watch?v=w50CoxzeyKc

litudesco disse...

Que pena...vou votar útil...a Marina não tem chance de ganhar e tb não tem nehuma experiência administrativa...o Serra não tem um pingo de carisma, mas carisma só não importa...´vide Lula! Vou votar nele, por que espero que haja um segundo turno! Que pena, Rodrigo.

Anônimo disse...

Lamento profundamente esta tua mudança, mas a respeito.
Não mudarei meu voto. A Marina tem um ladinho petista que me apavora. Alem do mais, tenho percebido ao longo dos últimos tempos, uma mudança bastante sensível. Foi se tornando lentamente numa pessoa presunçosa e arrogante. Qdo fala fechando os olhos com o queixo erguido, me causa um certo desconforto.
O Serra pelo menos é o que é. Não mudou em nada e para mim, continua sendo o menos pior.
A marina é sim a candidata melancia.

Abraço

Anônimo disse...

Rodrigo, boa noite,

gostei de sua decisao. A ecochata (desculpe o pleonasmo) é de looooooonge a menos amedrontadora (sim, os cidadaos com vocacao a se manterem adultos estamos nos sentindo amedrontados, ameacados, no-where-to-go-ados diante do leviata insaciável). Caso pudesse votar (nao posso, meu título é do Rio e estou, of all places, de passagem na Venezuela) mudaria o meu voto de nulo para Marina, seguindo seu raciocínio de que votos nulos/brancos/Dilma sao votos pró decisao em primeiro turno. E seria bom para nosso querido Brasil evitar que os amigos do Che ficassem de bola ainda mais cheia do que já estao. Abraco para voce e para seus leitores. Parabéns pelo blog.

Marcos A Machao disse...

Realmente triste o desempenho do Serra. Uma coisa eh perder disputando com garra, outra eh essa postura pifia, sem coragem de dizer o que deveria ser exposto. Continuo votando nele pois acho que se der 45% Dilma x 35% ele no 1o turno, teremos chance de virar o jogo. Voto no Salles 25.200 para Estadual em SP por ser o unico que tem conviccao em seu discurso. Sem medo de se dizer Liberal. Abs

Anônimo disse...

"Nem federalismo, nem livre mercado, nem diminuir muito os impostos"

Esse marcos reis é um ignorante, como não pode haver federalismo?!
Aposto que ele nunca leu a CF/88.
O Estado democrático é eclético tem a matriz liberal (separação dos poderes e declaração dos direitos de liberdade) e a social ( direitos prestacionais e normas programáticas). A forma do Estado brasileiro é FEDERAL, cada Estado tem AUTONOMIA ( capacidade de autogestão, governo, legislação e constituição). O problema seria relacionado ao federalismo cooperativo, e ás funções do bicameralismo federativo (tanto a camara dos deputados quanto o senado representam os Estados-membros). Pois é, pseudojurista DETECTED!

João Guilherme

Vinicius Oliveira disse...

Rodrigo, sou fã de seu blog.. mas acho que vc fez a opção errada em ter votado na Marina.

Olha o que vc mesmo escreveu : http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2009/08/marina-nao-me-engana.html

Tá certo que é melhor ser uma metamorfóse ambulante como diria Raul, mas na boa PV = é como uma melância, vc sabe disso...