segunda-feira, março 19, 2012

Bernanke: vilão ou herói?


Rodrigo Constantino

Uma matéria grande em defesa do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, na The Atlantic, argumenta que ele é detestado pela esquerda e pela direita, mas salvou a economia americana. Gosto sempre de ler o contraditório, em nome da honestidade intelectual. Mas não concordo de forma alguma com a conclusão do autor! Acho que é muita pretensão pensar que um "maestro" pode controlar tantas variáveis dessa forma.

O autor considera que Bernanke é mais conservador do que muitos pensam quando se trata do risco inflacionário, e que vem trabalhando desde 2008 em uma estratégia de saída para suas medidas heterodoxas e hiperativas. O júri ainda não deu seu veredicto final. O tempo dirá quem está certo. O autor acredita que Bernanke é um herói e assim será reconhecido na frente. Eu arrisco dizer que, tal como aconteceu com Alan Greenspan, Bernanke será alvo de ainda mais ataques no futuro.

No meu primeiro livro, "Prisioneiros da Liberdade", de 2004 (escrito, portanto, 4 anos ANTES de estourar a bolha imobiliária), há um artigo sobre Greenspan, lamentando o fato de que este antigo defensor do padrão ouro havia sucumbido às pressões inflacionistas do governo. Eis como concluí meu artigo, chamado "Amnésia política":

"E pensar que este homem hoje senta na presidência do próprio Fed, injetando como ninguém liquidez nos mercados, tentando artificialmente manter o boom econômico, evitar a correção natural dos investimentos ruins realizados, usando o governo para 'consertar' os problemas da economia criados pelo próprio governo. O mundo perde muito com o fato de Greenspan ou ter esquecido o que disse em 1966 ou ter sucumbido às pressões políticas. Ele mesmo tem consciência de que é impossível alterar as leis econômicas através de mecanismos artificiais do governo. Mas a amnésia que o jogo político causa até mesmo nas cabeças mais lúcidas é incrível."

Basta trocar Greenspan por Bernanke, com a exceção de que este jamais defendeu o padrão ouro, e fica aqui registrada a minha opinião sobre o assunto. Bernanke irá falhar também. Infelizmente, não se cura um envenenamento com mais veneno. Produzir inflação nunca será a receita certa para crises. Fosse assim, não haveria mais miséria no mundo!

Nenhum comentário: