quinta-feira, março 22, 2012

Kinder Ovo na mira dos politicamente corretos


Deu na Folha:

Organização denuncia propaganda do chocolate Kinder Ovo

O Instituto Alana, ONG que atua nos direitos da criança e do consumidor, encaminhou no início do mês representação ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, contra a empresa Ferrero do Brasil, responsável pela divulgação dos produtos Kinder Ovo e Kinder Joy no país.
No ano passado, a Ferrero do Brasil instalou um cinema 4D (que inclui sensações como cheiros) no formato de um Kinder Ovo gigante no shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo. Na internet, foi veiculada publicidade da atração.
Para a ONG, houve abuso na promoção, que tem impactos negativos ao induzir as crianças ao consumo de produtos com baixo valor nutricional e alto teor calórico.
Em novembro passado, a ONG enviou uma notificação à empresa. Em resposta, a Ferrero disse que a instalação tratava-se de ação educativa em torno da marca. Afirmou ainda que o site não tinha as crianças como alvo e que se dirigia aos pais com filhos.
"Depois de recebermos essa reposta, decidimos levar o assunto adiante. Fizemos a denúncia ao DPDC pois o órgão tem atuação importante em relação às políticas que serão desenvolvidas para o consumo", diz Isabella Henriques, advogada da ONG.
O Alana aguarda agora o pronunciamento do DPDC.
A Folha tentou contato com a Ferrero do Brasil. Sua assessoria de imprensa informou que não conseguiu encontrar seus diretores.

Comento: Esse país está ficando cada vez mais ridículo mesmo! Essa ditadura do "politicamente correto" é algo assustador, sem limites. Uma geração acovardada, em busca de uma nova cruzada moralista, encontrou refúgio na seita da "saúde perfeita". Ela engloba vegetarianos fanáticos, ciclistas "naturebas" que enxergam em seu estilo de vida uma missão messiânica para salvar o planeta, eco-chatos de todo tipo, paternalistas que querem delegar ao "deus" estado o controle sobre nossas vidas e de nossos filhos, para proteger todos do risco que é viver. São "almas sensíveis" que nunca aprenderam o poder de um simples "não" dos pais aos filhos. Como não tiveram limites na educação, extrapolam isso a todos e demandam do estado um poder quase totalitário.

Em um artigo de 2006, McLanche Infeliz, eu previ que o Kinder Ovo corria perigo. À época, meu medo era que o brinquedo dentro do ovo seria visto como "venda casada" que estimula o consumo de chocolate, este produto de Satã. Eis que anos depois o Kinder Ovo de fato se torna alvo da mira dos "politicamente corretos", mas por motivo diferente. Muda-se o pretexto, mas a meta continua a mesma: proteger as crianças da vida!

8 comentários:

Armando Moya disse...

Trabalho com humor e sei o quanto é difícil escapar desse mal do "politicamente correto".

Já tive trabalhos negados com a justificativa de que "os americanos entendem, os brasileiros não"

Ostra disse...

para os pais é um caminho mais facil, afinal, eles não precisam ensinar aos seus filhos o q é ou não bom p a saude (de acordo com o q cada um pensa), tem quem faça, melhor que dizer um "não" e aguentar uma birra

alias, por isso que toda essa interferencia funciona e ninguem reclama, ser humano não precisa pensar no q é bom p si mesmo, tem quem pense, comodismo puro.

Abreu disse...

Rodrigo, você já leu o livro do Henry David Thoreau título [A DESOBEDIÊNCIA CIVIL], tem uma frase que diz.

Não nasci para ser forçado a nada. Respirarei a meu próprio modo. Só pode forçar-me aquele que obedece a uma lei mais alta que a minha. Forçam-me a tornar-me como eles. Não sei de homem que tenha sido forçado a viver desta ou daquela maneira. Que espécie de vida e essa?

Quando me deparo com um governo que diz “Teu dinheiro ou tua vida” por que deveria apressar-me em dar dinheiro? Ele deve ajudar a si mesmo, fazer como eu faço.

Não sou responsável pelo bom funcionamento da maquinaria da sociedade. Não sou filho da maquinista.

Rodrigo, eu acho que sou o único libertário no meu estado.

Abraço.

Anônimo disse...

Estamos vivendo tempos perigosos onde o Estado avança, com seus tentáculos, sobre direitos civis, liberdades de escolha e controle empresarial.

Na verdade, é isso que significa tal ato: controle da iniciativa privada por meio de seu braços armados.

O povo, esse bando de analfabetos funcionais, aplaude de pé a intenção do estado em nos proteger do capitalismo predatorio, de empresarios inescrupulosos e das nossas vontades mundanas de poder escolher o que comprar, de quem comprar e quanto estarmos dispostos a pagar.

O estilo duplipensar é cada dia mais comum nos recados governamentais e a população não tem capacidade intelectual de indentificar essas manobras.

Como disse no inicio: Estamos vivendo tempos extremamente perigosos.

márcio disse...

Um tremendo exagero dizer que o "país está ficando cada vez mais ridículo". O novo código do consumidor facilitou as queixas de indivíduos ou de grupos contra empresas. Cabe ao órgão competente avaliar se tem razão ou não. A partir de uma única ação, generalizar é um tremendo exagero ! Dizer que existe uma "ditadura do politicamente correto" no Brasil é delírio. Aliás, hj no Bom Dia Brasil apareceu uma reportagem sobre uma campanha contra o tabagismo nos EUA. É chocante. Campanhas anti-tabagismo tem em todo o lugar. É uma tendência mundial.

Anônimo disse...

marcio disse:'cabe ao órgão competente avaliar...'

Ou seja, se os parasitas do governo passarem dos limites não se preocupem, continuem baixando a cabeça e engolindo tudo porque...vcs tem OUTROS BUROCRATAS PARASITAS PARA AVALIAR SE ESTÁ CERTO!

Anônimo disse...

off topic
Eu odeio isso porque é um prejuízo pros que defendem a liberdade mas, alguém viu a última do mises brasil?
mcmoraes falando que cigarro NAO faz mal pra saúde?
Pelo amor de Deus, já somos tão poucos e o cara ainda ofende a inteligência dos leitores...

Anônimo disse...

Zé Simão - Folha de São Paulo

Três grandes notícias abalam o planeta ora em 2012 ! Primeiro: Masturbação
evita câncer da próstata. Ou seja, mãos à obra! Ops, mãos à cobra! Então,
quando você se tranca no banheiro com a 'Playboy', não é mais masturbação,
é manutenção! Depois saiu esta: "Pizza evita câncer de estômago". E agora
a mais nova: "Cerveja faz bem aos ossos". Nunca foi tão fácil cuidar da
saúde: punheta, pizza e cerveja!. Falta só falar que TV faz bem pra
vista!! Já imaginou: sentado num sofá, batendo uma punheta, comendo pizza,
tomando uma gelada e vendo filme pornô. Pra que academia?