segunda-feira, dezembro 03, 2012

Que oposição?

Rodrigo Constantino

Onde está a oposição no Brasil? Ninguém sabe, ninguém viu.

A entrevista de FHC na Folha hoje apenas comprova isso. Em um trecho ele destaca o óbvio para aqueles que têm olhos para enxergar, e que não caem na ladainha dos petistas: o PSDB não é nem nunca foi um partido com tintas liberais! Ele diz:

O PSDB nunca foi um partido que tivesse muito amor pelo mercado. Como todos os partidos brasileiros, as pessoas gostam mesmo é de governo, é de Estado. Isso desde Portugal, da Península Ibérica. O grande ator, querido, é o governo.

Alô, turma do PT, anotem isso de uma vez por todas: não há liberalismo ou neoliberalismo no Brasil, e o PSDB jamais representou os liberais por aqui. Nunca! São apenas uma esquerda menos radical que a de vocês, com perfume francês e sem tanto ranço autoritário. Os tucanos não flertam com ditadores como Fidel Castro, não enaltecem Cuba, não querem reestatizar estatais. Mas isso não os torna liberais! É o óbvio ululante, mas que precisa ser dito e repetido, uma vez que ainda se vende a ideia por aí de que o PSDB é liberal.

Em meu livro novo, Privatize Já (ed. LeYa), deixo claro que até nas privatizações o que foi feito, foi feito com falta de convicção. O PSDB privatizou por necessidade de caixa. Fez muito pouco, muito mal. E FHC está certo ao reconhecer a completa hegemonia dos partidos de esquerda em nossa política. Por isso mesmo precisamos de algo NOVO! E que se assuma liberal sem medo da patrulha politicamente correta. Chega de tanto partido sinistro! Vamos endireitar esse viés de uma vez...

Em seguida, questionado sobre a capacidade gerencial do atual governo, FHC alivia a presidente (ele até poderia chamá-la de "presidenta", tamanha a moleza que dá a ela). Para FHC, o PIB cresceu pouco por "mil razões", e nada prova que Dilma é uma péssima "gerentona". Com uma "oposição" dessas, quem precisa de aliados?

O fato é que o governo Dilma tem uma equipe econômica que precisa melhorar muito para ser apenas medíocre. É uma turma patética, que realmente acredita na capacidade clarividente do governo. Fizeram um monte de burradas gigantescas, com intervenções arbitrárias, produzindo insegurança no mercado (esse ente que o PT, como o PSDB, nunca gostou). 

Enquanto a "oposição" brasileira for representada pelo PSDB, estamos perdidos mesmo! Escrevi ano passado um artigo para O Globo alertando para esse risco, e pedindo de forma direta: Procura-se líder de oposição. Ainda não apareceu nenhum. Não devemos buscá-lo nos quadros tucanos...

2 comentários:

Rakel Maia disse...

FHC está pronto para se aposentar da política. Já fez (e bem feito) o que podia fazer. Ultimamente anda falando muita bobabem e perdendo muita chance de ficar calado.


Rakel Maia

Leo SKHM disse...

O FHC parece um conselheiro presidencial ou porta-voz petista dando entrevista. Os tucanos não conseguem nem criticar a mediocridade gerencial do governo Dilma.

E aquele outro trecho da entrevista: “Nunca vi nada do Genoino. É uma pessoa bastante razoável. O José Dirceu é um quadro. Eu respeito as pessoas que têm qualidade de quadro. Acho um episódio triste. Porque essa gente ajudou muito o Brasil no passado.” É de lascar!

Acho que enquanto eu estiver vivo, será mais fácil ver o homem (EUA ou China) chegar até Marte do que o Brasil caminhar na direção de mais liberdade. Ainda mais com essa “oposição” banana que nós temos no Brasil. Dá um desanimo danado. Não existe uma alternativa decente para o estatismo e a corrupção que se alastram por aí. Vamos torcer para o Liber vingar.

Que as vozes liberais não se calem.