quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Luis Stuhlberger no Valor

Seguem alguns trechos da excelente entrevista com Luis Stuhlberger no Valor:

Não acho que agora dá para dizer que os problemas do Brasil são culpa dos americanos, dos europeus ou dos russos, dos árabes, dos gregos. Os problemas nossos serão nossos. Os emergentes vão ter um ambiente melhor para crescer e competir.

[...]


Eu tenho um tema macro [sobre o Brasil] que eu chamo, lembrando aquele filme, de "Alguém tem que ceder". Dado que as bocas de jacaré não fecharam, ou vai ter mais inflação ou o câmbio vai depreciar, ou você vai ter um problema nas finanças públicas. Eu tenho várias teses no fundo para me beneficiar disso. Só que isso custa caro. No sentido de que enquanto não acontece, você perde dinheiro. Outra questão é que todo mundo acha que a única consequência desse colapso de modelo é crescer pouco, certo? É isso: cresce pouco e so what? So what? Não tem nenhuma influência sobre o câmbio, sobre inflação, nenhum colapso das finanças públicas? Ninguém olha isso.

[...]

Os empresários estão com medo de investir por várias questões. Mas o principal é o momento em que as empresas vivem, de colapso de modelo, porque como a tributação não cai e a massa de salário sobe, sem ganho de produtividade, as empresas têm uma compressão de margem. Tudo demora, tudo custa mais caro e os impostos e salários avançam na lucratividade.

[...]

Estou pagando para ver que o dano colateral vai vir mais rápido do que as melhorias. E o investidor me cobra todo dia. Ser gestor de recursos é pior que mulher posar para a "Playboy". Minha cota está lá para todo mundo ver, nua e crua. Se eu errar, não tem photoshop.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Mas agora é um "play" mais difícil, porque ao mesmo tempo em que minha visão é pessimista, não está prestes a acontecer."

Triste, mas não prestes a ocorrer: o buraco para onde está indo o Brasil, conduzido pelo partido dos trabalhadores. Como o sapo que morre fervido devagarinho...

Anônimo disse...

Acho que a principal licao dessa reportagem eh a frieza com que um investidor profissional deve avaliar as oportunidades de ganhar dinheiro.

Rodrigo, voce como gestor, esta comprando dolar, cds brasileiro, ou boi no pasto? (Ou tudo junto e misturado?)

Anônimo disse...

Vc concorda com a crítica do Reinaldo Azevedo ao jornal Valor Econômico ? Ele disse que o jornal é o veículo mais petista atualmente na imprensa. Extremismo do RA ?