segunda-feira, maio 06, 2013

Visão da Semana


Teórica Investimentos

Visão da Semana (de 29 de abril a 6 de maio).

Cenário de lento crescimento e gradual recuperação da economia mundial continua se concretizando. As principais economias seguem processo de reequilíbrio, enquanto seus bancos centrais tentam, através de injeções maciças de liquidez, sustentar a economia, evitando cenário de ruptura, até que o organismo econômico possa se auto sustentar.    

Apesar de alguns dados de atividade mais fracos, números recentes do mercado de trabalho nos EUA surpreenderam positivamente. Junto com a capacidade de geração de novos postos de emprego, o setor imobiliário e a confiança do consumidor norte-americano são pontos animadores e sustentam um cenário de recuperação gradual dos EUA. Na Zona do Euro, após largo período de enfraquecimento, vemos alguns sinais de estabilização e uma possível recuperação, ainda que incipiente, nos próximos meses ou trimestres.  Acreditamos que exista alguma probabilidade de surpresas positivas vindas da economia europeia. O que foi, durante um bom tempo, a draga da economia global pode surpreender e passar a ser fator positivo para o mundo. Enquanto isso, a China se rebalanceia, melhorando a qualidade do perfil de crescimento, mas mantendo taxas bastante elevadas de expansão.     

O lado doméstico continua sendo o ponto mais desanimador do nosso ambiente de investimento. A atual gestão econômica vem conseguindo retirar as mínimas condições, que antes existiam, para que a economia funcione de forma eficiente. Não que antes o modelo fosse perfeito ou eficiente, longe disso, mas existia um mínimo de condições para que o sistema pudesse tentar se desenvolver. O lado positivo é que a história nos mostra que, mesmo com péssimas gestões, a economia brasileira aos trancos e barrancos consegue se desenvolver.       

O ambiente de liquidez global abundante tem conseguido evitar eventos de cauda, porém, uma expansão fundamentada somente ocorrerá através de reformas e ajustes estruturais, que precisam de tempo e consenso político. A liquidez é a ponte para se chegar no acordo político e nas reformas. Porém, sem os ajustes necessários, será uma ponte para lugar nenhum e voltaremos ao ambiente de crises e incertezas.   

Um comentário:

IvanFR disse...

Rodrigo, vc viu essa última:

Jovem acha erro matemático na "teoria da austeridade" e acirra debate econômico

Tese que condena endividamento era usada por políticos para justificar cortes e impostos

http://economia.ig.com.br/2013-05-03/jovem-acha-erro-matematico-na-teoria-da-austeridade-e-acirra-debate-economico.html

O que acha? Muita austeridade pode ter efeitos negativos também?